Trabalho em conjunto é aposta dos Fóruns Locais

10 de junho de 2016 18:33

Criação de núcleos regionais de discussão e projetos irá ampliar ações coletivas e oferecer solução para problemas comuns

*Yasmim Rosa

Reunidos ontem, 30 de setembro, no Rotary Club de Itaboraí, coordenadores e membros do Comitê das Agendas 21 na Região do Conleste (ComARC) debateram os próximos passos das ações do grupo e expuseram as experiências de trabalho em cada município. O foco nas ações coletivas e a criação de grupos de projeto e de discussão regional foram o destaque da reunião.

Na proposta apresentada para o trabalho a ser desenvolvido nos próximos meses, as ações coletivas têm um papel importante. Os casos de Magé, Rio Bonito, Itaboraí e Saquarema foram apresentados durante o encontro e demonstram a eficácia desse tipo de abordagem. Trabalhar em prol de uma agenda e um tema comum tem apresentado resultados positivos nesses municípios e a ideia é que os demais Fóruns ingressem nesse plano de trabalho.

“Precisamos mostrar nossa força e realizar o trabalho que nos propusemos com a criação do Plano Local de Desenvolvimento Sustentável (PLDS) e acreditamos que a ação coletiva é o caminho a ser seguido. Além disso, queremos um ComARC cada vez mais ativo e responsável por propiciar a troca de experiências entre os Fóruns Locais, além da abordagem com visão regional, o que consideramos muito importante”, afirmou Ricardo Frosini, coordenador da iniciativa Agenda 21 Comperj.

Grupos regionais e projetos

A criação de grupos temáticos regionais terá como objetivo unir membros dos Fóruns Locais e atores e instituições externas que tenham temas de trabalho em comum para que seja obtida sinergia entre as ações realizadas em âmbito local, intermunicipal e regional. Serão realizadas diversas reuniões para que as discussões sejam feitas e haverá, também, capacitações assistidas para elaboração de projetos, uma demanda antiga dos grupos e fundamental para arrecadar recursos financeiros para o financiamento das propostas e tirá-las do papel.

Confira aqui a apresentação.

Fóruns Locais e ComARC

Os representantes de cada Fórum apresentaram também o trabalho que vem realizando em seus municípios. O desenvolvimento de ações coletivas, a inclusão dos PLDS em planos de governo e diversas ações socioambientais foram apresentados.

Angela Oliveira, presidente do ComARC, também apresentou o que o Comitê vem realizando desde a eleição da diretoria atual e aproveitou para reforçar a necessidade do trabalho em conjunto dos Fóruns Locais. “É hora de unir esforços e todo o conhecimento que temos. Nossa proposta é trabalhar com as potencialidades de cada membro para que nossas experiências sejam positivas e bem sucedidas. Nosso objetivo é colocar nossos municípios no mapa, torná-los conhecidos por suas qualidades. Vamos trabalhar por isso”, explicou.

Comunicação

O encerramento da reunião foi com uma palestra sobre a importância da comunicação para os projetos socioambientais. O publicitário Octávio Machado participou do encontro e mostrou a evolução dos meios de comunicação e apontou que utilizar as redes sociais para engajamento e divulgação do trabalho é possível e eficaz. Ele mostrou que com a correta utilização das ferramentas disponíveis, é possível ir além e atingir metas de sucesso das ações.

ObservatórioSocial de Niterói

Organização apolítica e apartidária sem fins lucrativos que, por meio do monitoramento das contas públicas visa otimização da gestão pública…


CEP:
Telefone:
E-mail: