Notícia do 5º Fórum Rio (agosto/2015)

09 de junho de 2016 18:26

Veja outras publicações das mesmas tags: | | | | | |

No dia 22 de agosto de 2015 (sábado) a Casa Fluminense realizou no município de São Gonçalo o 5º Fórum Rio – Ideias para a Cidade Metropolitana. Este evento teve como objetivo ampliar o diálogo sobre os temas prioritários da Agenda Rio 2017. 

Ao longo do dia, 11 mesas de debates que aconteceram simultaneamente pela manhã, tratando dos seguintes assuntos: Mobilidade Urbana no Leste Metropolitano; Segurança Pública no Leste Metropolitano; Rede de Mobilização Socioambiental de São Gonçalo; Juventude sem fronteiras; Oficina de ativismo: Campanha Jovem Negro Vivo; Infância e a cidade: olhares de crianças sobre São Gonçalo; A regularização fundiária da Região Metropolitana do Rio; Território e invisibilidades: Lutas pelos direitos indígenas e dos pescadores; Ação e coletividades: Comunidades remanescentes de quilombos na RMRJ; Justiça Ambiental e Juventude na Baixada Fluminense; Transparência e controle social. 

O Observatório Social de Niterói esteve presente nas discussões referentes a Transparência e Controle Social que ocorreram entre as 9h e 12h. Na parte da tarde, de 14h às 16h, houve a plenária Agenda Rio 2017, com apresentação dos encaminhamentos dos debates da parte da manhã e a discussão dos temas prioritários do documento. 

Apesar do foco do OSNiterói ser no  próprio município, entendemos poder dar nossa contribuição em função do recente ranking dos indicadores básicos de transparência relativos a Lei de Acesso à Informação – levantamento feito pelo Ministério Público Federal – onde os municípios do Leste Fluminense tiveram notas muito baixas. Urge fazer um trabalho conjunto para melhorar a transparência nesses municípios.

Nossa atividade – Transparência e Controle Social.

Coordenador: Guilherme Magalhães – Observatório Social de Niterói

Convidados:

Ricardo Frosini (Agenda 21 COMPERJ),

Carlos Henrique (Controladoria Geral da União (CGU)

Público alvo: participantes do Comitê das Agendas 21 nos municípios do Leste Fluminense, delegados das conferências municipais e estaduais da CONSOCIAL, e entidades locais de controle social.

Para saber mais sobre a programação deste evento, acesse http://agenda21comperj.com.br/noticias/agenda-21-comperj-participara-do-5%C2%BA-forum-rio

Ranking da transparência no Estado do Rio.

http://www.prrj.mpf.mp.br/frontpage/noticias/ranking-estadual-de-transparencia-e-divulgado-pelo-mpf

Acessar os links e clicar em  ‘documento’ para aparecer as informações.

Abaixo a lista dos municípios do Leste Fluminense e suas notas de transparência

Niterói 7,6 – São Gonçalo 6,7 – São Pedro da Aldeia 5,6 – Casimiro de Abreu 4,5 – Cabo Frio 4,4 – Rio das Ostras 3,7 – Araruama 1,9 – Arraial do Cabo 1,6 – Armação dos Búzios 1,2 – Saquarema 0,9 – Duas Barras 0,7 – Rio Bonito 0,6 – Maricá 0,2 – Itaboraí 0,2 – Tanguá zero.

ObservatórioSocial de Niterói

Organização apolítica e apartidária sem fins lucrativos que, por meio do monitoramento das contas públicas visa otimização da gestão pública…


CEP:
Telefone:
E-mail: